sexta-feira, 15 de junho de 2007

Literatura





Ontem, quando criei este blog, algo me chamou a atenção. Durante os "passos" de criação, um deles pedia para escolher o 'tema do seu blog". Havia 33 tópicos, entre eles música, cinema, política, comida. Espantosamente - ou talvez nem tanto -, não constava literatura. Será que fui a única maluca, dentre os 81912 blogs existentes, a querer escrever sobre livros e autores? Depois, todos reclamam que o país não cresce, não se desenvolve. Todos, inclusive os criadores dessa página, que viraram as costas para a cultura, a pouca cultura ainda existente neste país. Querem progresso como, se negam a educação literária? Um acréscimo de inteligência e humanidade a cada página folhada, tão necessário para a formação de um ser humano - espécie quase em extinção hoje em dia.


Li uma crônica do Moacyr Scliar, há alguns meses, dizendo que a literatura propriamente dita - romances, contos, novelas, poesias - pode extinguir-se. Uma pesquisa mostrava que a maioria dos homens achava perda de tempo ler qualquer coisa que não fosse sobre administração, economia, direito, pois não acrescentaria nada as suas vidas profissionais. Talvez nada de teórico, mas muito de sentimentos, de valores, de morais, tão escassos atualmente.


Tem um vídeo no youtube que eu gosto muito, titulado "Ler devia ser proibido" (http://www.youtube.com/watch?v=57hum9zwjZc). Infelizmente, se essa lei valesse no Brasil, pouquíssimas pessoas seriam presas ou punidas.


Acho que o mundo mudou, e eu continuei presa aos anos 70/80, onde grandes filósofos e escritores inspiravam revolucionários a lutar por um mundo melhor, trazendo-nos esperança. Ainda não me encaixei (será que um dia poderei?) nessa individualidade egoísta capitalista do século XXI.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Jeh!!! Achei muito boa a tua idéia de ir mantendo a escrita em treinamento, uma vez que a escrita será teu instrumento de trabalho futuramente. Mesmo que optes por outros meios de comunicação, escrever é base da expressão do pensamento. Vou te apoiar e prestigiar sempre!!!
Beijos

Anônimo disse...

eaí colega!
concordo contigo, acho q tb faço parte dessa época de valores remotos...
me entristece saber q faço parte de uma geração totalmente alienada e indiferente à realidade, mesmo eu sendo diferente...
só o fato de não ter o tema literatura demonstra a falta de valorização dada ao mesmo, infelizmente...
mas no blogger nem precisa escolher tema...hehehhe
bjs!

Anônimo disse...

Tenho pensado muito a respeito disso, Jeh.O que parece é que temos sido governados por seres que não vêem na cultura algum valor. Nossa Secretária Estadual da Cultura, por exemplo, acredita que as fotos e documentos relativos ao período da ditadura deveriam ficar sob a tutela do "pessoal dos direitos humanos". Caramba, isso é cultura, história. Nada a admirar-se se considerarmos que a referida recebeu a pasta como prêmio consolação por apoiar tia Yeda no 2º turno, e quem acompanhou a campanha percebeu que a Sra. Mônica Leal só pensa em segurança pública, ainda que a seu modo (e de seu pai, Sr. Pedro Américo Leal, um dos personagens que estiveram a serviço dos militares no período da repressão, aquele mesmo das fotos).Como podemos ver, estamos andando em círculos...

Anônimo disse...

Tenho lido com muita freqüência tudo o quê escreves e gostaria de dizer-te que além de ser um privilégio para mim fazer isto em primeira mão, é absolutamente agradável fazê-lo pois tu dispões de uma clareza e um senso crítico que eu muito admiro. Siga sempre em frente, minha filha. Estarei ao teu lado para o quê der e vier. Muito sucesso. Beijos.