segunda-feira, 18 de junho de 2007

Vastas emoções e pensamentos imperfeitos



Cinema. Carnaval. Pedras preciosas. Assassinatos. Roubos. Fugas. Esse é o pano de fundo de Vastas emoções e pensamentos imperfeitos, quarto romance de Rubem Fonseca. Escrito em 1988 e vencedor dos Prêmios Pedro Nava do Museu de Literatura e Giuseppe Acerbi, pela adaptação italiana Vaste emozione e pensieri imperfeti.

O narrador, cineasta, envolve-se em uma trama típica de filmes de ação. Uma mulher, ameaçada de morte, implora abrigo em sua casa e lhe entrega uma caixa repleta de pedras preciosas. Um dia volto para buscá-las. Passam-se dois dias e a notícia de que fora assassinada. Simultaneamente, um homem encapuzado passa a perseguir o cineasta. Esse decide vender algumas pedras e partir rumo à Europa, onde fora convidado a filmar uma adaptação do escritor russo, Issak Bábel.

Pesquisando obras, estilo literário e vida do autor, acaba obcecado. Assim, ao receber proposta do seu chefe para cruzar o Muro de Berlim e "comprar" um manuscrito inédito de Bábel, aceita apenas para roubá-lo e, logo em seguida, partir. Chegando no Brasil, é raptado e levado a Minas Gerais, aonde vivencia o desfecho do caso das pedras preciosas. E o manuscrito, descobre tratar-se de um ensaio assinado por outro escritor, referente a obras de I.B.

Rubem Fonseca, mais uma vez, prende a atenção de seu leitor através de seu enredo envolvente e de sua escrita dinâmica. Misturam-se sentimentos; o sonho e a realidade confundem-se. Perdemo-nos num mundo de vastas emoções e pensamentos imperfeitos.

3 comentários:

Unknown disse...

Bah, bacana mesmo, até me impolguei de ler essi, parece ser bem envolvente o livro, da a impressão(lendo aqui) de ter uma trama legal :P
Quanto a escrita, gostei, escreveu BEM sim senhora! Enfim, está de parabéns... bejos

S disse...

Baah fiquei com muita vontade de ler! :D
e olha, mudaram as cores por aqui..
beeijo!

Anônimo disse...

eaí colega!
bah, achei um livrão do Rubem Fonseca, acho q era uma seleção de contos ou sei lá...
na hora já lembrei de ti..pena n ter dinheiro n hora pra comprar..:/
mto legal!
beijoss!